Eu fiz o bolo para o dia das mães, mas resolvi publicar agora pois acho que é uma excelente sobremesa para o dia dos namorados que está chegando.
Então mocinhos e mocinhas, que tal fazer um bolinho fácil e lindo para presentear a cara metade ?
Não está namorando….
relaxa…
Duvido que as amigas não irão amar o convite para um filminho com direito a sobremesa.
Receita disponível em http://www.spicyvanilla.com.br/2013/06/naked-cake/
Vou começar pela receita do creme de confeiteiro que vocês já viram na receita de Mil Folhas que postei aqui. Se quiser pode prepara-lo um dia antes para economizar tempo na hora de fazer e montar o bolo. Lembrando que o creme deve estar frio na hora da montagem.
Os ingredientes :
500 ml de leite;
1 fava de baunilha (cortada na horizontal para utilizar a semente) ou uma colher de chá de essência de baunilha;
5 gemas (guarde as claras para fazer um suspiro delícia);
125 g de açúcar, 25 g de farinha de trigo e 25 g de maizena. Tudo peneirado.
Para começar é só juntar o leite com a baunilha em uma panela e levar ao fogo até levantar fervura (se for usar essência, deixa para acrescentá-la depois da fervura). Reserve.
Bata as gemas com o açúcar até misturar bem e a cor ficar clarinha. Junte a farinha e a maizena peneiradas e misture tudo.
Junte o leite a esta mistura sem parar de mexer. Vá despejando aos poucos e misturando bem até a mistura ficar bem homogênea ( não esqueça de tirar a fava da baunilha se você a utilizou). Coloque tudo na panela do leite e volte ao fogo até a mistura engrossar mexendo sem parar com o fogo baixo. Coloque em uma vasilha,cubra com filme transparente e leve a geladeira.
Agora vamos fazer o bolo. Se você está com medo de errar o ponto ou está sem tempo, pode usar um bolo de caixinha mesmo. Mas tendo um tempinho, bem mais saudável e gostoso um bolinho caseiro.
Aqui pode ser o bolo que você já conhece ou qualquer receita de bolo de chocolate. A forma de coração dá um toque especial, mas Naked Cake em formato retangular ou redondos, ficam tão lindos quanto.
Ingredientes do bolo…
2 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
2 colheres de chá de fermento em pó
1 xícara de chá de chocolate em pó
1/2 colher de bicarbonato de sódio
200 g de manteiga sem sal
2 xícaras de chá de açúcar
4 ovos
1 xícara de chá de leite
Antes de começar a bater o bolo, ligue o forno a 180 graus e deixe-o pré aquecendo.
Na tigela da batedeira coloque a manteiga (se estiver gelada, derreta-a no micro-ondas antes) e bata bem, misture o açúcar e os ovos aos poucos e bata até misturar tudo.
Adicione aos poucos os ingredientes secos (farinha, bicarbonato e fermento já misturados e peneirados) e o leite. Coloque um pouco de cada para incorporar na massa aos poucos. Deixe a massa paradinha por uns 5 minutos e coloque-a na forma untada.
Como a lateral do bolo de chocolate vai aparecer bem, unte com manteiga e polvilhe chocolate no lugar da farinha. Se utilizar farinha a lateral ficará branca e não queremos isso. Eu usei forma de silicone, então não precisei de farinha.
O tempo de preparo vai depender do tamanho da sua forma. Eu usei esta de coração que é pequena e uma receita servem para dois bolos. Então o bolo assou um pouco mais rápido e foram necessárias duas fornadas.
O teste do palitinho vai bem. Depois de uns 30…40 minutos, espete o palito no centro do bolo. Se ele sair sequinho, o bolo está pronto.
Deixe o bolo esfriar antes de desinformar e cortá-lo para não fazer arte. Use uma boa faca ou uma linha para cortá-lo ao meio.
Como eu queria um toque de álcool, usei Amarula pura para deixar o bolo molhadinho. Você pode usar outro licor de sua preferência ou ainda optar por leite com chocolate, leite de coco ou suco de laranja. O importante é o bolo ficar mais molhadinho.
Enquanto o bolo está assando, lave bem as frutinhas (eu usei Blueberrys, morangos e Framboesas, mas fica ao seu critério já que Amora pode ser difícil de encontrar) e deixe-as secando em um papel toalha.
Agora a cobertura de chocolate que é a coisa mais fácil do mundo.
Não fiz uma ganache tradicional pois usei o creme de leite de caixinha e sem ferver.
Usei 2/3 de uma barra de chocolate ao leite e 2/3 de uma barra de chocolate meio amargo. Quebrei em pedacinhos e levei para derreter no micro em potência média.
Depois misturo bem o chocolate até ficar bem lisinho e misturo o conteúdo de uma caixinha de creme de leite.
Tudo pronto, é hora de montar…
Já disse lá em cima que usei uma receita em duas fornadas pois só tinha uma forma de coração. Depois que o bolo esfriou eu o dividi em duas camadas.
Tiro o creme de confeiteiro da geladeira e uso a batedeira para deixá-lo bem cremoso.
1 – Divido o creme em 3 partes e coloco a primeira parte em cima de uma camada de bolo. Deixo o recheio irregular e até caindo um pouco nas laterais.
2 – Coloco as frutas por cima do creme e deixo-as estrategicamente próximas da beirada do bolo para ficar mais bonitinho. Repito o mesmo passo nas próximas camadas.
3 – Por cima de tudo vai a cobertura de chocolate. Coloque o necessário para cobrir o bolo mas tomando cuidado para não escorrer demais na lateral. Esta mistura é bem firme então será bem fácil de montar.
4 – Finalize com as frutas. Eu deixei alguns morangos de cima com a folhinha para fazer uma graça a mais.
Com o bolo montado, leve-o a geladeira e retire uns 15 minutos antes de servir. Polvilhe açúcar de confeiteiro por cima das frutas e pronto!
Com o bolo montado, leve-o a geladeira e retire uns 15 minutos antes de servir. Polvilhe açúcar de confeiteiro por cima das frutas e pronto!