quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Dores na Lombar / Lombalgia

Bom dia, Pessoal.

Como estou passando por este problema venho compartilhar com vocês. Devido ao excesso de peso e falta de postura,a um mês venho sentindo dores contínuas na LOMBAR.
Já fiz tratamento com choquinhos que melhorou muito o local mais como sempre parou de doer eu  paro o tratamento.
Mas atualmente sem plano de saúde utilizando a rede SUS que é uma porcaria. Acredita que o exame solicitado pelo ortopedista só tem consulta para 2015 é um absurdo.
Voltando a LOMBAR...Entrei na academia fiz dieta, eliminei 9 kilos deu uma aliviada mais ainda doe muito.
Faço pequenos alongamentos e o médico recomendou PILATES.
Porém hoje é inviável pois o valores são a partir de R$ 140,00 inviável.
Faço academia Muay Thai que me ajuda a liminar peso e não quero sair desta modalidade pois amooo.
Então comecei a pesquisar na internet e recomenda-se também o alongamento - Graças a Deus é mais barato.

Deêm uma lida foi de grande valia para mim.



Por  em 22.03.2010 as 21:08













As dores na lombar, geralmente, são de dois tipos: ou agudas ou crônicas. A dor aguda normalmente é momentânea e passa sozinha, já a dor crônica precisa ser tratada – e, muitas vezes, com cirurgia.
Mas, antes de apelar para um procedimento tão drástico, confira a seguir algumas dicas de tratamentos “não-cirúrgicos” para dor crônica na lombar:
- Bolsas de água quente ou de gelo podem aliviar a dor
- Medicamentos usados para tratar a dor nas costas crônica incluem analgésicos populares como Tylenol, drogas anti-inflamatórias, narcóticos como a oxycodona e analgésicos tópicos (mas sempre consulte um médico antes de ingerir qualquer uma dessas substâncias)
- Alongamentos podem colocar uma vértebra deslocada em seu local correto novamente
- Injeções podem ser aplicadas em nervos ou em áreas que estão doloridas
- Manipulação espinhal: um procedimento no qual profissionais qualificados usam as mãos para tratar a área dolorida
- Estímulo elétrico de nervos (conhecido como TENS): consiste em um dispositivo que dá pequenos choques na área dolorida, estimulando os músculos da região.
Se a dor nas costas for causada pelos itens a seguir, a cirurgia pode ser necessária:
- Hérnias ou ruptura de discos
- Estenose espinhal (quando um canal espinhal fica mais estreito)
- Deslocamento de vértebra
- Fratura vertebral
- Doenças degenerativas no disco causadas pela idade


Lombalgia é algo para lá de comum. Estamos falando da dor nas costas localizada na região lombar, próxima à bacia, em geral provocada por má postura, excesso de peso, sedentarismo, carregar peso de forma incorreta ou problemas decorrentes da rotina agitada. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 85% da população sofrem ou ainda vão sofrer desse mal.
Há outros gatilhos possíveis como gravidez, estresse e doenças como artrite, osteoartrose da coluna e osteofitose (bico de papagaio). Algumas vezes, o incômodo se irradia para as pernas com ou sem dormência.

"Os homens são mais afetados do que as mulheres. Metade dos pacientes se beneficia com recuperação total em duas semanas e 90% dos casos apresentam remissão em seis semanas após o tratamento", informa o ortopedista Maurício Póvoa Barbosa, médico do esporte graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
Entre janeiro e novembro de 2012, por exemplo, mais de 116 mil pessoas receberam auxílio-doença por esse motivo. "Estudos nacionais confirmam o que se observa em outros países: é uma das disfunções campeãs na procura por serviços médicos e afastamento do trabalho, sendo que pode se tornar crônica se não for tratada adequadamente", adverte o neurocirurgião Alexandre Walter de Campos, especialista em terapia de dor da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.
A dor aguda ou crônica nas costas afeta a região lombar, uma área vital da coluna vertebral, responsável por dar apoio estrutural – sustentando grande parte do peso do indivíduo – e flexibilidade ao corpo. Ela é constituída por cinco vértebras maiores, intercaladas por discos intervertebrais ou de fibrocartilagem, cujas funções são impedir que as vértebras se encostem umas nas outras e proteger a medula espinhal.
A falta de condicionamento físico, consequência das facilidades da vida moderna, provoca fraqueza muscular e má postura, causas mais comuns da lombalgia. "O sedentarismo ou, paradoxalmente, o ritmo intenso de atividades pode detonar a dor. Idem para o estresse emocional, responsável pela tensão muscular", explica o ortopedista Marco Antonio Ambrósio, especializado em ortopedia e traumatologia pelo Instituto de Ortopedia Clínica da USP e médico do esporte do Hospital Samaritano.
Uma das causas da lombalgia também está na falta de atividade física. Ofisioterapeuta recomenda: “É bom fazer exercícios que fortaleçam a musculatura da coluna e do abdômen. A musculação e o pilates, por exemplo, sempre devem ser feitos com orientação de profissionais capacitados”, alerta. A Reeducação Postural Global (RPG), também é recomendada como precaução da má postura e a fisioterapia preventiva serve para pessoas que trabalham ou realizam atividades sempre em uma mesma postura ou com movimentos repetitivos. 

Além da dor nas costas, algumas pessoas apresentam desvios posturais. Os desvios são alterações na coluna vertebral. É o uso incorreto das articulações corporais. Lucas diz que fazer alongamentos durante o trabalho ajuda a evitar estes problemas. “Exercitar-se no trabalho ou em casa também é uma ótima maneira de se prevenir problemas. Cuidados com a postura (ao sentar, trabalhar no computador e realizar atividades físicas) e na hora de carregar pesos (tipo bolsa, sacola, mochila ou até mesmo levantar coisas do chão)”, explica. (veja fotos abaixo das posições certas e erradas). As mulheres devem tomar cuidado ao usar salto alto, pois o sapato pode mudar o posicionamento sagital da coluna. “Quem usa permanentemente o salto alto deve evitar retirá-lo (e utilizar Anabela ao invés de rasteirinhas) porque terá dor lombar ou cervical, se tiver tendões retraídos”, alerta Dr. Quintanilha.

 assunto  
               O certo e o errado das atividades diárias assunto 

Desvios posturais:
· Escolioses: Rotações acentuadas da coluna – quando um grupo de vértebras gira mais do que o normal sobre outro – causando postura de S ou de C, gerando má postura. Pode ser de causa genética ou postural. Pode ser tratado com fisioterapia ou com cirurgia, em casos muito graves. 
· Hiperlordose: É o mal do bumbum empinado. Causa desconforto e dor na região lombar. O tratamento é feito com fisioterapia, trabalhando, principalmente, com  RPG e pilates, além de mobilizações das vértebras. 
· Hipercifose: Pessoas corcundas. Pode ser tratado com fisioterapia, englobando principalmente exercícios de RPG e pilates. Em casos extremos é indicada a cirurgia
 
Principais causas da dor nas costas:
· Excesso de peso; 
· Uso inadequado de tênis; 
· Gordura abdominal; 
· Fraqueza abdominal; 
· Encurtamento da musculatura posterior das pernas.
 
Tratamento:
O tratamento para a dor nas costas, é feito, principalmente, com atividades físicas. O fisioterapeuta explica que se avalia a coluna, inicialmente, quanto ao alinhamento. Posteriormente, observa-se quais as atividades que a pessoa faz por dia e, assim, o profissional consegue orientar o paciente do modo correto de praticá-las e elaborar um tratamento especifico para o caso. O tratamento também pode ser feito com o uso de analgésicos, relaxantes musculares e antiinflamatórios não esteróides. Lembrando sempre, que é o médico quem vai dizer o que você deve ou não tomar. A cirurgia é indicada em algumas situações especiais como a hérnia de disco que não responde ao tratamento clínico. A cirurgia é simples e geralmente realizada com utilização de microscópio.











Nenhum comentário: