domingo, 8 de setembro de 2013

Fase Cruzeiro PL - Pimentão Recheado

  • 500 Grama (s) de Carne Moída (magra)
  • 1/2 Cebola picada (quantidade à gosto)
  • 2 Dente de Alho amassado (quantidade à gosto)
  •  1 Punhado (s) de Sal (à gosto) 1 Pitada (s) de Pimenta do Reino (à gosto) 
  • 1 Pitada (s) de páprica Picante (à gosto)
  • 1 Sachê (s) de Caldo de Carne em pó 0% gordura 
  • 2 Colher (es) de sopa de Farelo de Aveia 
  • 1 Punhado (s) de Orégano 
  • 3 Colher (es) de sopa de Cottage 
  • 4 Pimentões médios (cor à gosto - usei o verde) 
  • 2 Tomates médios picados em cubinhos

    1. Tempere a Carne moída com cebola, alho, sal, pimenta, páprica e o caldo de carne 0%. Misture bem.
    2. Leve a carne temperada em fogo alto e deixe fritar  (+ ou - 2 minutos), mexendo bem.
    3. Acrescente 1 copo de água, misture bem, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, olhando sempre para ver se a água não secou (se necessário acrescente mais um pouco, até concluir o cozimento).
    4. Quando a carne estiver ao dente e a água quase totalmente evaporada, acrescente o tomate picado, o farelo de aveia, o cottage e o orégano. Mexa com o fogo baixo por mais uns 2 minutos, e desligue o fogo. A mistura ficará com uma consistência cremosa, porém firme.
    5. Lave bem os 4 pimentões e corte-os na ponta, retirando todas as sementes e partes brancas de seu interior, com cuidado para não furá-lo.
    6. Recheie cada um dos pimentões com a mistura da carne moída, e em seguida tampe com a pontinha que você cortou.
    7. Embrulhe cada um dos pimentões já recheados, individualmente, em papel alumínio. Arrume-os em uma forma refratária e leve ao forno na temperatura média, por cerca de 30 minutos.



      * O tempo de cozimento dos pimentões já recheados no forno vai variar de acordo com o gosto de cada uma. Para um pimentão mais durinho, deixar menos tempo. Eu deixei cerca de 30 minutos e ficou molinho, porém muito saboroso!

      * A composição do recheio é bem variável a gosto de cada um. Pode-se acrescentar, por exemplo, peito de peru ou presunto magro picadinho, pode-se substituir o cottage por ricota, pode-se colocar ou não o farelo de aveia (eu coloquei porque queria mais consistência na mistura), enfim, use sua criatividade com os temperos permitidos e faça a carne do seu gosto!

      * A mesma mistura feita para recheio dos pimentões pode ser utilizada para diversos outros preparos. No meu caso sobrou carne, então num outro dia eu fiz Berinjela recheada, mais ou menos do mesmo jeito, e ficou uma delícia!

      * Esse prato tem cara de comida de vó, minha vó sempre fazia, e foi uma das melhores refeições que fiz desde que comecei a Dieta, porque realmente é um prato completo e a gente até esquece que está de Dieta!

    Nenhum comentário: