São Paulo - A Avon pode estar ameaçando o lugar da Natura no mercado brasileiro. A opinião é da corretora Brasil Plural. Em relatório recente, os analistas Guilherme Assis e Ruben Couto indicam que a companhia americana está levando a melhor em termos de vendas e revendedores e pode sair ganhando na briga pelo setor de cosméticos no Brasil.
De acordo com o documento, a Natura ainda está na frente em relação aos canais de venda direta. Pelos cálculos da Brasil Plural, a Avon viu seu número de representantes cair 1% no último trimestre em relação ao mesmo período do ano passado - enquanto a Natura conseguiu aumentar a sua quantidade de revendedores em 6%.
Mas os outros indicadores mostram que a Avon está levando a melhor. Apesar da crise na matriz americana, as vendas da divisão brasileira da companhia cresceram 13% na comparação com a mesma fase de 2012 - oito pontos percentuais a mais que a Natura no país. Segundo os analistas, foi o terceiro trimestre seguido em que a Avon levou a melhor na briga com a concorrente brasileira.
"A recuperação da Avon no Brasil é um indicador de que a Natura continua enfrentando problemas internos", afirmam Assis e Couto no relatório da Brasil Plural. Para eles, o crescimento da firma americana é sinal de que os problemas estão na empresa brasileira e não no setor.
Tropicalização
"É importante reconhecer que a Avon está 'tropicalizando' seus produtos para atender melhor às necessidades e gostos do consumidor brasileiro", afirmam os analistas. É bom lembrar que, apesar do faturamento de 2,3 bilhões de dólares em vendas globais no último trimestre, a Avon teve prejuízo de 5,8 milhões de dólares.
Segunda colocada na lista das empresas mais queridinhas dos brasileiros no LinkedIn, a Natura teve resultados melhores. Com receita líquida de 6,3 bilhões de reais, a companhia registrou lucro líquido de 183,7 milhões de reais entre julho e setembro. E, pelo jeito, deve ficar esperta se quiser manter esses números.
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