quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Xampus e Condicionadores - Cabelo

Meninas!

Lá vai mais um post.




Muitas meninas me perguntam quais condicionadores e xampus eu uso para realizar com sucesso atécnica da Teri LaFlesh, já que os produtos que ela indica em seu site são americanos. Apesar de não gostar de falar em marcas ou recomendar produtos, resolvi fazer uma listinha com os meus favoritos apenas como uma forma de outras pessoas terem um parâmetro do que elas também podem procurar em seus produtos.

Como falo desde o início, eu sempre opto por xampus sem sulfato por estes serem menos agressivos com os fios (entendo menos agressivos como ressecar menos os fios de cabelo e limpar o couro sem tirar dele toda a oleosidade natural, o que pode causar efeito rebote). Contudo, nem todo xampu sem sulfato é gentil com nossos cabelos - alguns deles podem ressecar mais do que os xampus sulfatados, inclusive. Recentemente, a JC do blog The Natural Haven fez uma série de postagens sobre xampus sem sulfato e questiona até que ponto eles são mais suaves do que os que contém esta substância. Em resumo, são vários os fatores que definem a suavidade de um xampu, e um deles é a sensibilidade de cada pessoa aos componentes do produto.

Da mesma forma, o efeito dos condicionadores usados como leave-in varia de cabelo para cabelo porque não existem fios 100% iguais em pessoas diferentes. Além disso, o clima da região onde se vive influencia bastante no resultado final da estilização e certos condicionadores que ficam superlegais aqui onde eu moro podem ser um desastre em outro estado do Brasil. Finalmente, também há o fator sensibilidade individual da pele (alguns condicionadores podem causar coceira e caspa em certas pessoas) e do nariz (certas fragrâncias podem ser muito fortes para quem tem problemas alérgicos ou respiratórios).

Só posso emitir opinião consistente sobre os xampus e condicionadores que efetivamente usei. Ainda assim, prefiro não indicar este ou aquele produto, mas apenas fazer uma avaliação geral dos que usei, de acordo com os meus parâmetros de saúde e objetivos que busco para para o meu cabelo. Dito isso, vamos aos produtos!


Xampus
1. Oro Argan (Bioderm)  
Foi o último xampu que experimentei, e pelo jeito será o primeiro da minha lista por muito tempo! De todos que já usei, ele foi o mais suave, tanto para o meu couro quanto para os fios. Depois de alguns dias, percebi que meu couro continua limpo, sem caspinhas. É bom dizer também que ele faz mais espuma que os xampus sem sulfato em geral, por isso pode agradar a quem está acostumado com xampus sulfatados comuns.
* Contém Disodium Laureth Sulfosuccinate e Cocamidopropyl Betaine.

2. Castanha do Brasil (Surya, linha Amazônia Preciosa) 
Era o meu favorito, até conhecer o Oro Argan. Também é bem gentil com meu couro cabeludo e ainda assim mantém minha cabeça limpa (sem caspinhas) por toda a semana, até a lavagem seguinte. É menos suave com os fios, mas nada grave. Por ser um xampu mais natureba, não tem cheiro de "perfume": sua fragrância é de ervas, bem suave e não fica nos fios após o enxágue.
* Contém Cocamidopropyl Betaine.

3. Ucuuba (Surya, linha Amazônia Preciosa) 
Parece repetitivo, mas ele também era o meu favorito até conhecer o Castanha do Brasil, da mesma linha! Depois de muito tempo longe dele, ao voltar a utilizá-lo o resultado foi péssimo. Meus fios ficaram muito ressecados e meu couro sofreu com o efeito rebote, descamando exageradamente. Ele é destinado a cabelos cacheados, e talvez esse seja o problema: eu não estava usando um xampu adequado ao meu tipo de cabelo. Também tem cheiro de ervas.
* Contém Cocamidopropyl Betaine.

* * Outras opções não experimentadas por mim: pra quem gosta de usar produtos com ingredientes mais naturais, a Ikove a Arte dos Aromas (apenas em sua linha orgânica) possuem xampus sem sulfato. Já para quem não faz questão disso, a Amend lançou a linha Eco Therapy, cujo xampu para cabelos tingidos é livre de sulfatos.

1. Oro Argan; 2. Ucuuba; 3. Arte dos Aromas; 4. Ikove; 5. Eco Therapy


Condicionadores
1. Fructis Óleo Reparação (Garnier) 
O "top dos pops" dos condicionadores que uso atualmente. Apesar de ser de marca comercial, ele dá quase o mesmo efeito que o meu saudoso Relaxima sem o temido Isopropyl Alcohol. Proporciona cachinhos definidos e bem maleáveis que duram por vários dias. Pode ser uma boa opção para quem busca dar um pouco de "peso" ao cabelo, já que ele contém uma série de óleos e extratos vegetais, entre eles óleo de palmaóleo de olivaóleo de abacate e manteiga de karité.
* 100% livre de silicones.

2. Elseve Liss-Intense Extreme (L'Oréal) 
Outro produto que está no topo da minha lista de favoritos. Acho que até divide a primeira posição com o Óleo Reparação - deu empate técnico! Tem uma consistência grossa e é ótimo para dar peso a fios leves mas superencaracolados. Tem aquele cheiro enjoativo dos produtos Elseve, mas nada grave ou que tenha me irritado o nariz. Contém óleo de argan.
* 100% livre de silicones.

3. Elseve Arginina Resist X 3 (L'Oréal) 
Um lançamento mais recente da Elseve que me agradou em parte. Não é perfeito, mas gosto de usá-lo quando sinto que meu cabelo está começando a pedir um tratamento reconstrutor. Também tem o cheiro enjoativo característico, mas um pouco menos que o Liss-Intense Extreme. Talvez por ter um silicone em sua fórmula, ele facilita muito o desembaraçar/pentear dos fios. ComArginina.
* Contém Amodimethicone.

4. Hydrathérapie (Matrix, linha Biolage) 
Um bom condicionador que, contudo, faz parte do meu passado capilar. Ele proporcionava um brilho incível, muita maciez e segurava os cachos muito bem. Apesar disso, percebi que conforme meu cabelo foi crescendo, o efeito deste condicionador após a secagem já não tinha aquela mesma "magia" de quando ele era mais curto... Talvez pelo fato de este condicionador ser extremamente hidratante e encolher bastante meus cachinhos, o resultado estético dele seja mais satisfatório em fios mais curtos. Cheiro bem suave e gostoso.  
* Contém Amodimethicone.

5. Condicionador Hidratante Cashmere e Absoluto de Coco (Éh)  
Esse aqui ficou por último porque ele foi uma tentação que me surpreendeu. Indicado para cabelos ressecados, contém muita coisa boa na composição: queratinaóleo de cocoóleo de rícino,proteína do trigo... Usei apenas uma vez e ainda estou avaliando o resultado dele ao longo dos dias. Mas, de início, eu posso dizer que foi simplesmente o melhor condicionador que usei para esta técnica. Com uma consistência bem grossa, ele melhor até do que o Óleo Reparação e o Liss-Intense Extreme, dando bastante peso (mesmo encolhido, meu cabelo ficou mais comprido!) e uma definição incrível aos meus cachinhos. Só há um pequeno "porém": ele contém Amodimethicone eDimethiconol, um silicone insolúvel que é proibido pra quem segue no-poo low-poo, láááá no fim da fórmula. Apesar do silicone, com um monte de coisa boa na fórmula eu acabei comprando e esperei o momento certo de usá-lo. No fim das contas, após um primeiro uso, eu não posso dizer que me arrependi. Meu cabelo ficou muito bonito e com sensação de bem tratado, não ficou pesadão depois de seco e ainda assim manteve a definição impecável. Com certeza vou usar mais vezes, até porque o vidro do condicionador está quase cheio ainda... Mas preciso continuar com meus "testes" para ver se os resultados positivos se mantêm por um prazo mais longo. Cheiro um pouco intenso que não chegou a me causar irritação no nariz, mas eu fiquei sentindo até o cabelo secar.
* Mais uma vez: contém Amodimethicone Dimethiconol.

1. Óleo Reparação; 2. Liss-Intense Extreme; 3. Arginine Resist X3;
4. Hydrathérapie; 5. Cashmere e Absoluto de Coco


Onde encontrar os produtos
Os xampus Oro Argan e Eco Therapy podem ser encontrados em lojas de produtos cosméticos e algumas farmácias e drograrias de maior porte. Os da Ikove e Arte dos Aromas podem ser comprados online. Já a Surya sumiu com a loja virtual, por isso acredito que a forma mais fácil de saber onde comprar seus produtos da linha Amazônia Preciosa seja entrando em contato com a marca através de sua fanpage no Facebook.

Os condicionadores Garnier e Elseve são facilmente encontrados em qualquer farmácia, drogaria ou supermercado. Por isso, são ótimas opções para aqueles casos emergenciais, em que você viaje para alguma cidade mais distante ou não tenha uma loja específica de produtos para cabelo por perto. O condicionador Hydrathérapie é encontrado em lojas que vendem produtos cosméticos importados/de marcas profissionais, e também online, em diversas lojas virtuais. Já o Éh pode ser um pouco mais difícil de achar, mas normalmente ele aparece nas prateleiras das farmácias e drogarias de maior porte, que costumam ter grande variedade de produtos cosméticos.


Depois deste panorama geral, você pode considerar comprar seu xampu sem sulfato tendo em mente que os resultados variam muito de cabeça para cabeça. Os condicionadores que funcionam bem para a técnica da Teri são em geral densos, grossos, de consistência firme mas não muito oleosa, apesar de conterem muitos óleos vegetais na fórmula. Quem opta pelo low-poo e quer arriscar um condicionador proibido deve fazê-lo com cautela para não promover o acúmulo de silicone nos fios. Em todo caso, perceba que nenhum desses produtos contém óleo mineral ou parafina líquida, que do meu ponto de vista são os grandes vilões de qualquer tipo de cabelo. Você pode revezar diferentes xampus e condicionadores, fazendo combinações novas. Assim, você se certifica de que seus fios estejam recebendo diferentes nutrientes e suprindo as suas variadas necessidades.

Nenhum comentário: