quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Day After - Cabelo

Lá vai mais uma matéria sobre cabelo!!!

Espero que gostem














Fonte

Vejo muitas meninas falando sobre o day after, o dia seguinte à lavagem. O que fazer com os cabelos depois de passar 8 horas dormindo e rolando a cabeça no travesseiro de um lado para o outro? Não há cabelo que sobreviva, não é mesmo?

Eu entendo que um bom day after começa antes mesmo de dormir, quando a gente escolhe um dos métodos de proteger o cabelo, como falei aqui nesta postagem. Garantidamente, 50% do êxito em conservar os seus cachinhos depende de como você os “guarda” à noite, antes de deitar a cabeça e contar carneirinhos.

Mas ainda assim nossos cachinhos não acordam intactos. Mesmo protegidos, eles amassam e desmancham um pouco. Algumas naturais não veem outra solução senão molhar a cabeça toda e começar a estilização do zero, como se fosse o primeiro dia.

O ideal é que isso não seja necessário. Se você já adota um método de proteção do cabelo e mesmo assim ele está amanhecendo em estado de miséria, significa que talvez você precise experimentar outro método.
Eu adotei o método do lenço de cetim. Ok, não é lá o visual mais bonito que eu poderia arrumar, mas é o mais eficiente. No meu caso, ele permite que eu solte o cabelo e tenha de retocar apenas as pontas, que por serem as partes mais antigas dos fios, costumam perder hidratação mais rapidamente.

Refazendo meus cachos: 1. Cabelo ainda preso, depois de retirar o lenço;
2.  Condicionador na palma da mão;
3. Pontas desmanchadas já umedecidas com um pouco de água;
 4. O condicionador deve ser aplicado como que enluvando o produto;
5. Sempre segure acima da região com frizz para não perturbar o resto do comprimento;
 6. Por fim, é só separar os cachinhos que insistirem em ficar grudados

Achei um vídeo da Shameless Maya, uma natural que tem um tipo de cabelo bem diferente do meu mas que, curiosamente, faz o mesmíssimo procedimento que eu faço para arrumar os cachos desmanchados na manhã seguinte. A grande diferença é que, pelo fato de os meus cachos serem mais apertados, eu preciso separar mechas mais finas. Mas, basicamente, assim como eu, ela procura apenas aquelas partes com mais frizz ou mais indefinidas, para umedecer e aplicar mais leave-in.  Confira abaixo:


Como deu pra ver, arrumar os cabelos no day after não deve ser um processo estressante nem demorado. Você escolheu ser natural para ser livre, não vai querer trocar a dependência do secador pela dependência da água, não é verdade?

O cabelo do dia seguinte nunca vai ser tão perfeitamente definido, com o volume exato e brilho impecável de um cabelo recém-lavado. Ele fica com um volume diferente, às vezes até com um “formato” diferente, mas nada disso é ruim. Na verdade, é normal, e cabe a nós aprender a apreciar os visuais diversos que obtemos com o passar dos dias. Um look mais despojado, do tipo "acabei de acordar e saí linda", um cabelo mais orgânico, mais "bagunçado", todas as possibilidades tem o seu charme!

Além disso, não necessariamente você tem que usar o cabelo solto. Faça um penteado, prenda de um lado só com grampos, coloque um acessório. Às vezes é o que falta para disfarçar aquela parte com frizz e destacar os cachos que continuam legais.

E lembre-se: muito do seu sucesso no dia seguinte depende também de como você vem cuidando dos seus fios até então. Cabelos hidratados sempre responderão melhor a qualquer situação "perturbadora" a que forem submetidos e conseguirão manter a definição dos cachos por muito mais tempo.


Nenhum comentário: