segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Kolene Tradicional - Cabelo

Olá Meninas! 
Gostei muito quando li esta resenha. Então resolvi posta-la para vcs.
Aproveitem 
Bjks
Antes de iniciar o post, preciso me desculpar pelo blog meio parado nos últimos dias. As obrigações andam maiores que o tempo livre! Ficaremos assim até chegar Dezembro e ter um tempinho maior para se dedicar ao blog, as nossas pesquisas capilares e caseiras e ao que mais gosto de fazer: bater papo com vocês!
Eu nunca tinha me interessado pelo Kolene até que várias leitoras começaram a perguntar o que eu achava do produto. Outro dia fui ao supermercado e encontrei o Kolene tradicional e cheguei a conclusão de que era muito necessário testá-lo e contar a vocês minhas impressões.
Tenho usado somente ele como finalizador nas últimas semanas para que eu pudesse compará-lo com outros produtos que já resenhamos aqui no blog, como o Yamasterol e o Pantene Cachos Definidos.
kolene tradicional

Conhecendo o Kolene Tradicional:

Na embalagem o fabricante diz ”Melhor textura e vitalidade natural em toda a extensão dos cabelos”. Ele é categorizado como ‘‘condicionar para cabelos ressecados pela ação das descolorações, tinturas e alisamentos”. Promete ainda nutrir e amaciar os fios.
No rótulo está escrito: O condicionador Kolene Original age diretamente no fio de cabelo ressecado por tinturas, descolorações e alisamentos, ajudando a nutrir e amaciá-lo. Condiciona os fios, melhora a textura e a vitalidade natural em toda a extensão dos cabelos’.
Ele promete conter óleos essenciais e ser um grande aliado na nutrição. O uso indicado seria no banho usá-lo como condicionador e enxaguar em seguida.
O cheiro não é muito forte, mas um pouco enjoativo se você for mais sensível. A cor é um amarelo bem claro, muito mais claro que o Yamasterol.

Composição do Kolene Tradicional:

kolene composicao
Aqua: Água.
Cetearyl Alcohol: Ajuda a espalhar o produto no cabelo.
Paraffinum Liquidum: Parafina líquida (derivado do petróleo). Estudos associam a diversas doenças, inclusive ao câncer.
Dimethicone: Silicone usado para formar uma película sobre o fio e manter a hidratação. Não é solúvel em água.
Cetrimonium Chloride: É emoliente e ajuda a condicionar os fios e diminuir o frizz.
Parfum: Perfume.
Citric Acid: Deixa oPH do produto mais acido. Não tive a informação de qual o PH do Kolene Tradicional pelo SAC. Se alguém souber, deixe nos comentários.
CI 19140 e CI 155510: Corantes.
Methylchloroisothiazolinone/ Methylisothiazolinone: conservante antimicrobiano.
Butylphenyl Methylpropional: Usado na formação de perfumes sintéticos. Pesquisas apontam que o uso em animais a longo prazo levou a deformações genéticas. Ele tem o uso restrito!
Benzyl Salicylate: Salicilato de benzila. É um produto sintético usado para fixar perfumes ou solvente. Outra função dele é promover proteção solar.
* Não sou química, esses dados se baseiam em pesquisas online.

Como usar o Kolene Tradicional:

Ele é indicado para ser usado no chuveiro como condicionador. Eu usei como condicionador e como leave-in (finalização).

O que eu achei do Kolene Tradicional:

É um produto barato, tem uma fórmula simples, embora contenha parafina líquida (felizmente, o Yamasterol, não!), sendo assim não é indicado para quem usa shampoo sem sulfato ou faz no-poo. A parafina líquida é um derivado do petróleo e vai acumulando sobre os fios, impedindo que os tratamentos do Cronograma Capilar (como a Hidratação) cumpram seu efeito. A médio prazo,  o cabelo fica sem vida, espigado e seco.
Como eu intercalo meu shampoo sem sulfato com um shampoo transparente com sulfato, eu não senti acumular resíduos nos fios. Eu confesso que  não sou paranoica sobre silicones e parafina. Não faço deles um monstro de sete cabeças! O mais importante é você saber os benefícios de cada um (principalmente dos silicones), a quantidade certa que deve ser usado, como retirá-los dos fios (principalmente a parafina) e porque as indústrias usam tantos eles nas composições.  Ou seja, pesquise, entenda e tome a melhor decisão para o seu cabelo, não baseado no que os outros dizem, mas nas suas possibilidades e necessidades atuais.
kolene tradicional
Voltando ao Kolene, ele é bem consistente e é ótimo contra o frizz. Acho que esse é o maior ponto positivo do seu uso! Como ele tem uma textura densa, é perfeito para acabar com o frizz. Eu uso ele todos os dias de manhã, antes de sair, para evitar que aqueles cabelinhos arrepiados se sobressaiam. Veja as formas mais comuns de usar o produto:

Kolene como Condicionador (no chuveiro):

Usei como o fabricante indica e adivinhem?!? Não vi diferença nenhuma! Se você só quer um condicionador pra dizer que usou um, ele serve. Mas eu gosto de condicionadores que agregam cuidados e que deixam o cabelo mais macio e maleável, e claro, que tenham um ph baixo. Acredito que um cabelo estragado por químicas (o tipo de cabelo que o fabricante indica o uso de produto) deveria usar condicionadores que contenham mais ativos.

Kolene como Leave-in:

Depois de lavar o cabelo coloco um pouco na palma das mãos e passo em toda a extensão do fio. Devido a sua textura, ele é fortemente indicado para quem tem cabelos mais grossos e/ou deseja diminuir o volume. O resultado é imediato!
No quesito maciez e hidratação, eu não acho que ele seja um produto melhor do que o Yamasterol e a Pantene. Não vi nenhuma diferença nos fios, a não ser menos frizz e menos volume, mas isto está mais relacionado a textura dele do que a própria composição.
Não preciso dizer que o Kolene tradicional funciona melhor como leave-in (anti-frizz e anti-volume) do que como condicionador para cabelos fragilizados por químicas.
Sobre a textura, ainda preciso fazer uma observação. Se lembram  que existia uma série de piadinhas sobre negras e Kolenes desde nossa infância? Bem.. isso acontece porque o Kolene tem uma textura densa e um pouco oleosa, quando passado em grandes quantidades, deixa o cabelo lambido, muito lambido e com uma aparência nada legal. Então, tomem cuidado com a quantidade que vai usar dele. Vá passando aos poucos para depois não se arrepender! Lembrando que o fabricante indica o seu uso como condicionador e não na finalização. :-)
Eu usaria ele de novo? Sim! É muito bom ter um produto desse em casa  naqueles dias que você quer controlar o frizz e o volume. Vale a pena conhecer!

Onde comprar o Kolene tradicional:

O Kolene é vendido em supermecados. Eu encontrei nas redes Assaí e Atacadão em Campo Grande-MS. Um frasco com 500 ml custa em torno de R$4,50.
kolene aplicador
Eu gostei desse frasco porque ele vem com um aplicador na ponta. Certamente vou reutilizar este frasco para minhas receitinhas caseiras.
Esta é uma resenha do Kolene Tradicional, mas existem as versões oliva,  karitê, amêndoas, manga e outras. Depois de uma reformulação na composição da linha, o Kolene adicionou a parafina entre os itens. Brincadeira, né? Parece que as empresas insistem em andar na contramão!















O que você acha do Kolene Tradicional?

Nenhum comentário: