Sempre falamos aqui no blog sobre a importância de nutrir os frios. Já mostramos diversos óleos vegetais que podem ser usados na umectação e até mesmo máscaras que possuem concentração de lipídios. Clique nos links a seguir e veja os posts que já fizemos aqui sobre o assunto:
Hoje, ao invés de apresentar um novo óleo vegetal, eu trouxe duas manteigas vegetais. Uma é a manteiga de Cacau, ela vem em forma um pouco mais sólida, como pequenos pedacinhos de um doce, mas logo que você pega nela, o calor do seu corpo começa a derretê-la. Sua cor é mais amarelada.
A outra é a manteiga de karitê, muito conhecida na indústria cosmética. A manteiga de karitê é bem cremosa e branquinha.
Junto a elas, eu usei o óleo de argan vegetal e óleo de amêndoas doce vegetal. Eu queria ter usado óleo de babaçu, mas não tinha aqui.
A técnica de banho de óleo é a mesma da umectação que conhecemos. Usei o termo ”banho de óleos” porque ao invés de usarmos apenas um óleo para umectar, vamos usar vários óleos e manteigas.
Banho de Óleos no Cabelo: Ingredientes
1 colher de sopa de manteiga de karitê
1 colher de sopa de manteiga de Cacau
1 colher de chá de óleo de argan
1 colher de chá de óleo de amêndoas doce (pode ser babaçu ou de coco)
1 colher de chá de azeite extra virgem
Banho de Óleo no Cabelo: Passo a Passo
Antes de começar, você precisa derreter as manteigas para que elas possam se misturar aos óleos. Coloque ambas em um recipiente e leve em banho maria.
Assim que começar a esquentar, elas vão derreter. Para agilizar o processo, mexa com uma colher e vai misturando as duas. Não deixe esquentar muito, assim que mornou, você desliga o fogo. Muitos óleos quando levados ao fogo em altas temperaturas perdem suas propriedades. Sempre que for ”esquentar” um óleo, apenas morne em banho maria.
Acrescente as manteigas derretidas, o óleo de argan, o azeite de oliva e óleo de amêndoas doce. Leve ao forno para mornar (bem rápido!), se as manteigas ainda tiverem mornas, não precisa. Basta misturar tudo!
Reparta o cabelo em quatro partes e deixe apenas uma solta, prendendo as outras. Com um pincel de pintar o cabelo ou com os próprios dedos, vá aplicando o óleo no couro cabeludo, bem próximo da raiz.
Uma boa ideia é usar um aplicador, pode ser um frasco vazio do Tônico de Alho do Gota Dourada, ele tem um aplicador na ponta que permite colocar o produto direto no couro cabeludo. Mas se não tiver o aplicador, não se preocupe. Com um pouco de paciência você consegue ir passando os óleos no couro cabeludo com os dedos ou pincel.
Massageie o couro cabeludo com as pontas do dedos. Faça movimentos leves, ativando a circulação. Isso ajudará a eliminar as toxinas, combaterá a caspa e auxiliará no crescimento dos fios. Depois de terminar uma parte, solte as outras e faça o mesmo procedimento. Não precisa colocar muito óleo, é apenas o suficiente para não escorrer ou não sujar o travesseiro. A quantidade não vai interferir no resultado.
Depois de aplicar em todo o couro cabeludo, vá passando a mão do couro cabeludo em direção ao comprimento dos fios. Desta forma, todo o cabelo será umectado.
Prenda o cabelo em trança ou coque. Coloque uma fralda sobre toda a extensão dos fios e se sentir necessidade, use uma touca para não manchar o travesseiro.
No dia seguinte, você lava o cabelo com um shampoo sem sulfato ou com um condicionador sem parafina, como o Yamasterol (técnica co-wash). Se você lavar com um cabelo com sulfato, vai retirar toda oleosidade natural dos fios e deixar o cabelo seco da mesma forma, ou seja, não terá nenhum efeito o banho de óleos.
Seque o cabelo com uma camiseta velha de algodão ao invés da toalha normal. Ainda úmido passe o seu creme de pentear e desembarace os fios.
Quem pode fazer Banho de Óleos no cabelo?
Qualquer pessoa pode fazer, mesmo quem tem cabelo oleoso, os óleos vegetais não acumulam sobre o cabelo e ajudam a combater a oleosidade. Mas a técnica é principalmente indicada para quem tem cabelos secos, principalmente para cabelos crespos e quimicamente tratados.
Benefícios do Banho de Óleos no Cabelo:
Além de nutrir os fios, ajudar no crescimento do cabelo e ativar a circulação do couro cabeludo, o banho de óleos vai eliminar ou reduzir o frizz, dar mais brilho e vida aos fios.
Manteiga de Cacau: Vai deixar o cabelo mais macio e maleável. Ajuda na hidratação, a reter a umidade dos fios.
Manteiga de Karitê: É extraída do Karitê africano, dá brilho ao cabelo e ajuda manter a saúde dos fios.
Óleo de Argan: Fortalece os cabelos, nutre e hidrata.
Óleo de Amêndoas Doce: Ele é rapidamente absolvido pelo couro cabeludo e leva as propriedades dos outros óleos.
Azeite de Oliva: Mantém o couro cabeludo saudável e condiciona os fios.
Se você quer dicas de onde encontrar óleos e manteigas online, clique Onde Comprar Óleos Vegetais.
http://www.umagarotabrasileira.com/category/cabelos-cacheados-crespos/
http://www.umagarotabrasileira.com/category/cabelos-cacheados-crespos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário