quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Guia de Tecidos

GENTE DO CÉU!!!
Achei este site de vestido e como todos os meus amigos sabem EU SOU FANÁTICA POR VESTIDOS.

Gente,

este post eu retirei deste site que tanto Amei
Deliciem-se!!!

Bjks

http://teusvestidos.wordpress.com/2011/04/29/guia-dos-tecidos-para-as-suas-roupas/


Guia de tecidos para as suas roupas

Neste post, uma breve exposição de alguns dos mais populares tecidos para confeccionar suas roupas. Aqui separamos por estações: apenas para organizar melhor, pois sabemos que é perfeitamente possível usar alguns tecidos o ano todo. 
Para aprender de verdade a comprar tecidos só há uma alternativa: começar a comprá-los. Esta é uma apresentação dos mesmos; ocorre que a mulher vai ficando experiente no assunto, e já começa a perceber quando um tecido é de boa ou má qualidade! Há diferença também de acordo com o fabricante e a composição. Nenhum glossário pode dar conta com eficiência completa.
Os nomes dos tecidos às vezes podem nos confundir um pouco… por exemplo, o tricoline. Existem muitos tipos de tricoline: 100% algodão, misto [60 ou 70 % algodão e 30% de poliéster, mais indicado para toalhas de mesa, por exemplo, pois é mais rústico], com elastano [97% algodão e 3% de lycra], e outros… para roupas geralmente se usa o 100% algodão ou com lycra.
Conhecendo as lojas de tecido da sua cidade é possível aprender algumas coisas… toque os tecidos, sinta a textura, observe a descrição da etiqueta. Aqui em Salvador as lojas ficam concentradas no Centro… eu vou mapeando onde encontrar determinados tipos de tecidos – já não se encontra tudo em uma loja. Eu também já tenho minhas preferências: prefiro tricoline de tal loja, pois o fabricante é melhor [a composição, no entanto, é a mesma]. 
Não é tão difícil… é que há muitos, muitos tipos de tecidos! Quando se acostumar você achará tão incrível, que visitar lojas de tecidos de outras cidades será uma atração à parte nas viagens, como levar um pequeno tesouro. Agora, vamos aos tecidos!

Primavera-Verão

Crepe
Há vários tipos de crepe: o comum crepe chiffon, de seda, crepe georgette… estes últimos são mais fáceis de serem encontrados em lojas de tecidos finos. Todos são bons para vestidos, por exemplo, e blusas… porque são soltinhos, fluidos, não precisam passar [daí a praticidade]. Como é um tecido leve, pode ser usado para fazer blusas de mangas longas [como nos modelos abaixo], pois enfrenta melhor o calor do que se fossem feitas de algodão.
Chiffon
O Chiffon é um tecido fluido, muito usado em vestidos de festa.
Ele é meio transparente, por isso é importante usar combinação ou forro por baixo. É excelente para fazer roupas com camadas, pois ele não tem muito volume… as camadas caem e tem aquele efeito levinho… muito delicado. Claro, há vários tipos de chiffon… chiffon de seda, por exemplo. Mas as características são parecidas.
Renda e Organza
A renda não necessita de explicações… é muito conhecida. É possível criar peças interessantes e românticas com os dois tecidos – mas é preciso tomar cuidado absoluto com a transparência. A transparência pode ser muito sensual: portanto, é preciso de forro para proteger o que deve estar coberto. De nada adianta usar uma blusa de organza de mangas longas e uma camisetinha de alça por dentro… ´
Para quem não conhece a organza é o tecido da foto abaixo, que como podem ver, é realmente transparente… é um tecido para dar em efeito interessante numa blusa ou vestido modesto, como uma capa… pensem nisso quando forem fazer suas roupas!
Laise e Cambraia
Laise [ou Lese] e Cambraia são tecidos de algodão, que tradicionalmente são encontrados em versões bordadas nas lojas. Por causa dos “furinhos”, pedem uma blusa por baixo, ou forro. São muito femininos e delicados, ficando também excelente para roupinhas de criança!
Musselina ou Musseline
Outro tecido bastante usado nas estações quentes, por ser bem levinho… é meio transparente – ou seja, tem de ter o forro.
Linho e Lã Fria
O linho é um tecido muito versátil, e eu acho que combina igualmente bem como o outono-inverno – se na sua cidade não for realmente muito frio. A lã fria é uma lã tropical, excelentes para conjuntos de saia e blazer a serem usados no verão.

Outono-Inverno

Tweed
O tweed é um tecido muito sofisticado – é uma lã grossa  que esquenta bem. Fica melhor em conjuntos e blazers, embora seja possível fazer alguns modelos de vestido com ele (apenas, por causa da rigidez, é preciso observar bem o caimento).
Lã, Tricô e Crochet
São boas opções para casacos, cardigãs e variantes… a lã é clássica e pode proporcionar conjuntos e vestidos elegantes. Já o tricô e o crochet precisam de cuidado e forro, na maioria das vezes, se for fazer saias ou vestidos. Como boleros e casaquetos, as peças de crochet e tricô podem ser furadas, se usadas por cima de peças modestas.
Gabarine
O gabardine é um tecido muito versátil, que pode ser encontrado de algodão ou de fio sintético [poliéster], e também com lycra. É muito utilizado para fazer casacos, sobretudos e conjuntos.
Jacquard e Brocado
Tecidos nobres, com certo brilho nas estampas e um pouco de relevo. Os dois são bem parecidos. Você pode fazer saias, vestidos, casacos… também esquenta bem, e é ideal para a noite.

Ao longo da semana, você também pode ver, através das indicações para as peças, muitos outros tipos de tecidos! E há tantos mais… as lojas oferecem muitas variedades – muitas vezes de acordo com a época. Isto e, é muito mais fácil achar os tecidos de frio agora que o outono chegou.
Aproveite a ida às lojas para ir se familiarizando com eles… espero que tenham gostado.

Nenhum comentário: