terça-feira, 26 de julho de 2016

Rejuvelac

Estou compartilhando com voces uma delicia que eu venho usando ha algum tempo e estou adorando! Rejuvelac!
Para quem ainda nao conhece, o rejuvelac e um probiotico natural preparado a partir da fermentacao graos de trigo organicos germinados ou nao. Tambem pode ser preparado com outros graos como centeio, cevada, aveia, arroz integral, quinoa e amaranto.
Importante ressaltar que seja la qual o grao utilizado, tem que ser organico!
Rejuvelac e uma bebida viva e crua, tem um sabor ligeiramente amargo que eu pessoalmente adoro.
E rico em lactobacilos, proteinas, vitaminas do complexo B, C e E. Resumindo, o rejuvelac e um excelente tonico para todo o organismo, especialmente para o sistema digestivo.
Super facil de preparar e muito economico.
Depois que eu comecei a tomar nao parei mais de fazer e acabei descobrindo as maravilhas que se pode fazer com esta super bebida.




VOCE VAI PRECISAR DE

- 1 xicara de graos de trigo integral organico
- 5 xicaras de agua filtrada em temperatura ambiente
- 1 pote de vidro lavado
- 1 jarra de vidro com tampa para guardar na geladeira
- coador de plastico
- tule para cobrir ou um guardanapo de tecido tipo fralda


PREPARO

Comece esterelizando um pote de vidro com agua fervendo. Deixe esfriar. Lave bem os graos de trigo varias vezes. Eu costumo lavar umas 4 ou 5 vezes.
Coloque os graos de trigo lavados e escorridos no pote de vidro que foi esterelizado. O pote deve estar frio. Tampe e deixe descansar por 8 horas na agua.


Depois de 8 horas de molho, escorra os graos e lave novamente. Coloque entao os graos para germinar em uma peneira de plastico. Nao use metal durante o processo de preparo do rejuvelac.
Cubra a peneira com uma toalha de papel e deixe em um canto da cozinha para germinar. O processo de germinacao vai depender da temperatura ambiente. Eu geralmente deixo 8 horas para germinar.
E possivel fazer o rejuvelac sem germinar os graos, mas eu prefiro germinar sempre.
Quando comecarem a surgir pontinhos brancos nos graos, esta comecando a germinar. Nao e necessario deixar germinar muito. Neste ponto ja esta pronto para comecar a fermentacao do rejuvelac.
Agora e a hora de usar a jarra de vidro. Lave bem e esterilize com agua fervendo antes de usar. Os cuidados de higiene e limpeza sao muito importantes para o preparo do rejuvelac.
Coloque os graos na jarra ja fria e adicione as 5 xicaras de agua filtrada. Acomode os graos na base apenas movendo um pouco a jarra se necessario. Cubra com um voal ou tecido de fralda. Se for necessario use um elastico para manter o voal sobre a jarra. E importante que haja ventilacao necessaria para que o processo de fermentacao seja perfeito.
Coloque entao a jarra em um lugar da sua cozinha que voce vai escolher, afastado da luz solar. Eu ja percebi que no meu caso faz diferenca o local que eu coloco. Ja aconteceu de eu mudar o lugar e o rejuvelac nao ficou legal.
Eu coloco sempre em cima de um balcao num cantinho encostado na parede longe da luz do sol. E neste local onde eu consigo os melhores resultados.

Deixe fermentar por 48 horas. Voce vai notar que a agua vai se tornar turva, meio esbranquicada. Uma fina camada de espuma vai se formar no topo e se voce olhar vai perceber a fermentacao. Bolhinhas sobem para o topo o tempo todo. Voce vai sentir o aroma da fermentacao. 

Apos 48 horas de fermentacao esta na hora de remover o liquido. 
Prepare outra jarra de vidro  (lave bem e esterilize com agua fervente deixando esfriar antes de usar).
A jarra deve ser grande o suficiente para colocar o rejuvelac. Use um coador pequeno de plastico e depeje o liquido na jarra vazia. 

Tampe a jarra com o rejuvelac e leve a geladeira.
Esta pronto para beber. E uma delicia geladinho. Voce pode conservar o rejuvelac no vidro por ate 5 dias na geladeira. 
Pode servir com sumo de limao fresco ou puro. Eu gosto dos dois. Me acostumei muito com o sabor do rejuvelac. Quando coloco limao nao e para melhorar o sabor, mas sim para enriquecer os nutrientes.




Depois de pronto o primeiro rejuvelac de 48 horas lave bem os graos e coloque na peneira plastica. Deixe escorrendo. Lave a jarra em agua corrente para remover residuos da fermentacao anterior (eu uso esta agua para as minhas plantas) . Enxague bem.
Despeje os graos de volta na jarra e acrescente 5 xicaras de agua filtrada para a segunda fase da fermentacao.
O mesmo procedimento anterior. Cubra com o filo ou voal e leve para o cantinho da cozinha que voce escolheu. Deixe fermentando por 24 horas. 
Terminado este tempo, repita a mesma operacao. Remova o rejuvelac da segunda fermentacao, coloque na geladeira em recipiente de vidro previamente preparado conforme instrucoes acima. Tampe e conserve o rejuvelac de segunda fermentacao na geladeira.



Lave os graos novamente e prepare a jarra para a terceira fermentacao.
Esta sera a ultima. Voce vai deixar mais 24 horas fermentando.
Terminado o tempo da terceira fermentacao, guarde o rejuvelac na geladeira e lave os graos em agua corrente.
 
Os graos germinados sao maravilhosos para fazer diversas receitas. Voce pode fazer saladas deliciosas, pode usar nas vitaminas e sucos, pode tambem preparar massa para o pao essenio, fazer cookies desidratados. Com certeza voce vai ter ideias maravilhosas para usar os graos germinados. 


INFORMACOES ADICIONAIS

Se voce perceber que o rejuvelac esta com um cheio ruim, tipo estragado, nao beba. Use para as plantas. E um excelente adubo. Eu sempre uso e ja percebi que as plantinhas estao crescendo muito e cheias de vida. 
Eu procuro guardar a agua que lavo os graos e a jarra para molhar as minhas plantas. Quando vou fazer este processo tenho sempre a mao uma jarra grande onde armazeno a agua da lavagem dos graos e uso para as minhas plantinhas.

O rejuvelac tambem pode ser utilizado para preparar queijos e yogurte.
Eu ja fiz e fiquei realmente surpresa com os resultados. 
Vou postar em seguida a receita do yogurte cremoso que eu fiz fermentado com rejuvelac. Ficou maravilhoso!

IMPORTANTE:  Rejuvelac nao contem gluten! Leia mais sobre isto no site Doce Limao que eu cito abaixo.

Maiores informacoes sobre o rejuvelac voces encontram no site  Doce Limao da Conceicao Trucon. Inclusive ela tem um video muito legal explicando como fazer o rejuvelac. 
O site Doce Limao foi uma grande inspiracao para mim para comecar a consumir o rejuvelac. Para quem ainda nao conhece, eu recomendo uma visita. E riquissimo em informacoes! 
Eu sou uma grande fa da Conceicao Trucon.
,

http://blog.veganana.com.br/search/label/Crudivora

Nenhum comentário: