terça-feira, 26 de julho de 2016

Yogurte de Amendoas Fermentado com Rejuvelac

Este e o resultado de algumas tentativas de conseguir um yogurte gostoso e com a cremosidade do yogurte tradicional tipo grego. 
Testei varias receitas e nunca encontrei nada que eu tenha realmente gostado.
Então decidi aventurar e fui testando esta ideia ate conseguir o ponto ideal e um resultado tao bom que eu possa compartilhar com vocês.
Muito simples de fazer e não precisa de maquina. Poucos ingredientes e a técnica tornam possível este resultado.




INGREDIENTES

- 1 xícara de amêndoas cruas sem pele
água filtrada o suficiente


PREPARO

Lave e enxague as amendoas. Coloque em um recipiente de vidro e cubra com agua filtrada. Tampe e leve a geladeira por pelo menos 12 horas. No intervalo de 6 ou 8 horas, escorra a agua e cubras as amendoas novamente com agua filtrada.
Passado este tempo, escorra a agua e coloque as amendoas hidratadas no liquidificador. Acrescente Rejuvelac ate conseguir bater. Va acrescentando rejuvelac aos poucos ate conseguir um creme bem lisinho. 
Nao coloque muito rejuvelac de inicio, o ideal e ir batendo aos poucos e verificar a consistencia.

Eu coloquei um pouco mais de meia xicara de Rejuvelac.  
Controlei a consistencia porque queria obter um yogurte bem cremoso tipo grego. Ficou exatamente como eu queria.

Depois de bater bem e conseguir o creme lisinho, coloque o conteudo todo em um recipiente de vidro para fermentar. 
Tampe com um papel toalha e coloque em um local onde nao tenha luz solar. Pode ser em algum canto do balcao da sua cozinha.

Muito cuidado para nao encher demais o recipiente onde vai colocar o yogurte. Lembre-se de que vai fermentar e pode aumentar de tamanho e ate borbulhar. Deixe um espaco para que isto aconteca. 
Veja a foto abaixo. 




Deixe o seu yogurte fermentando por dois dias. Na realidade eu acho que dois dias e o tempo ideal para se obter sabor e consistencia de yogurte. Caso voce preferir um sabor mais suave, verifique como esta no dia seguinte. Se estiver do seu agrado, esta pronto para usar.

Eu testei de varias formas e tempo tambem. Mas o melhor resultado eu obtive com dois dias de fermentacao.

Veja a cremosidade que fica depois de dois dias.




Este era o ponto que eu desejava e fiquei muito satisfeita com o resultado final. O sabor e impressionante!




Voce vai notar que se forma um soro no fundo do recipiente durante o processo de fermentacao. Ou seja a parte solida sobe e o soro fica no fundo. Caso voce quizer pode misturar tudo e entao vai obter um yogurte mais liquido. Se nao quizer, remova a parte cremosa e use o soro para outra coisa  tipo vitamina com frutas ou molho para salada.

Use um recipiente de vidro com tampa para guardar o yogurte na geladeira depois de remover a parte solida. 

A foto abaixo mostra como ficou o soro no final depois que eu removi a parte cremosa. Era um liquido bem clarinho e transparente, um soro mesmo, depois que eu comecei a mexer para remover o solido, este soro meio que se misturou e ficou bem assim. 




Esta pronto o delicioso yogurte que depois de gelado pode ser preparado da maneira que voce preferir. Eu fiz para demonstrar para voces um yogurte com ameixas pretas que e um dos que eu mais gosto.
Voce pode adicionar frutas frescas, granola e tudo o que mais a sua imaginacao e gosto permitir.

http://blog.veganana.com.br/search/label/Crudivora

Nenhum comentário: